Conheça seu mercado
Você conhece o seu mercado?
Para ser bem-sucedido em qualquer negócio, é preciso tomar decisões da melhor maneira possível. Isso é fundamental para qualquer empreendedor conseguir resultados satisfatórios e alcançar metas. Mas para isso, você precisa conhecer o seu mercado.
Mas, o que é o mercado?
Chamamos de mercado tudo aquilo que compõe o segmento de atuação de uma empresa e que tenha capacidade de influenciar nas dinâmicas dos negócios que estão inseridos nesse nicho. Canais de vendas, fornecedores, concorrentes, público, tecnologia, legislação são exemplos de forças que podem (e muitas vezes vão) interferir nas estratégias e decisões de um negócio.
Qual a melhor maneira de conhecer um mercado?
A forma mais conhecida e tradicional para se obter informações sobre um determinado segmento é realizando pesquisas de mercado. Nada mais é do que coletar dados e informações e transformá-los em conhecimento para embasar as tomadas de decisões.
A pesquisa de mercado tem valor fundamental pois através dela é possível identificar novas oportunidades (tecnológicas, de produtos, de fornecedores, etc), novas ameaças (novos concorrentes, produtos e serviços, etc).
Além disso, quando um empreendedor consegue conhecer bem o seu mercado, ele consegue ter em mãos informações valiosas que podem gerar benefícios duradouros para a empresa como, por exemplo, desenvolver novas estratégias, testar novos produtos e serviços ou aprimorar os existentes de acordo com as reais necessidades e desejos do público.
Entendi. Mas por onde começo? Quais ferramentas posso utilizar?
Ao contrário do que muitos podem pensar, fazer uma pesquisa do seu mercado pode ser muito mais simples do que se imagina. Com o avanço tecnológico e da internet, é muito mais fácil e barato (muitas vezes até gratuito!) conhecer um pouco mais sobre o mercado em que você atua.
Por isso, listamos algumas ferramentas para que você possa descobrir um pouco mais sobre o seu segmento:
Google Trends:
Essa ferramenta gratuita possibilita que você analise as tendências das buscas na internet, isto é, o que as pessoas estão digitando no Google. Com ela também é possível fazer comparações entre palavras-chave e entender melhor o que o consumidor está querendo exatamente.
É possível verificar isso através de filtros personalizados, modificando o período de tempo da pesquisa, localização e tipo de pesquisa. Vale a pena conferir.
Think with Google:
Outra ferramenta gratuita que permite mapear os hábitos de consumo das pessoas nos diversos segmentos. É importante enxergar que as buscas no Google são a fonte de muitas necessidades e desejos (afinal, elas estão procurando por algo que você pode estar oferecendo).
Por isso é tão importante conhecer bem o que as pessoas estão, de fato, procurando na internet.
Buzzsumo:
Trata-se de uma ferramenta que informa quais conteúdos estão fazendo mais sucesso e quem são os autores dessas postagens. Se você também entende que o marketing de conteúdo tem norteado as estratégias de vários segmentos, utilize essa ferramenta sem receios.
Opinion Box:
Uma ferramenta que possibilita criar pesquisas de mercado online. A empresa também oferece a possibilidade de você obter tais pesquisas através de uma equipe especializada nisso.
Website Grader:
Aqui você consegue obter informações sobre si ou concorrentes. Essa ferramenta analisa como um site se comporta em termos de desempenho, segurança, compatibilidade com dispositivos móveis (smartphones e tablets) e SEO. Ótima chance de verificar pontos fortes do seu site e da sua concorrência e, o melhor: é gratuita.
Instagram:
Sim, isso mesmo. Além de rede social, você pode utilizar o Instagram como ferramenta de pesquisa de mercado através dos recursos de perguntas e respostas do stories. Se o seu engajamento nessa rede social é bom, utilize isso a seu favor e obtenha informações valiosas sobre o seu público.
Sebrae:
Muito conhecido, porém subestimado por grande parte dos empreendedores. O Sebrae conta com um banco de dados robusto sobre diversos segmentos de mercado, além de várias dicas e diretrizes para realizar uma pesquisa eficaz.
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