Como vender planos pela internet
Já vimos em outro artigo que a internet modificou os mercados e que as academias precisam incorporar a venda online em seu escopo de estratégias. Para que isso seja desenvolvido de forma eficiente, é preciso entender como funciona o marketing digital e qual o melhor caminho a percorrer, de forma que efetivamente as vendas acontençam.
Pensando nisso, nós vamos mostrar quais os 3 passos para sua academia desenvolver o marketing digital de maneira simples e eficaz.
Passo 1: desenhando sua persona
Todos nós sabemos (ou deveríamos saber...) que antes de lançar qualquer empreendimento ou negócio é fundamental conhecer o público a que se pretende atingir. Porém, muitos gestores limitam-se a informações básicas na hora de definir seu público (como idade, sexo, classe social e localização).
No entanto, o conceito de persona vai muito além de dados demográficos. Definir a persona de um negócio tem o objetivo de demonstrar o comportamento de um público. Visa entender como determinado indivíduo atua antes de efetuar alguma compra. Saber essas informações é de suma importância para alinhar as ações de marketing da academia com a persona.
Para que você consiga desenhar a persona da sua academia, é necessário que você responda as seguintes perguntas:
(Obs.: colocamos todos os exemplos de respostas sobre a persona de um nicho diferente (ensino à distância), para não induzir as suas respostas).
1- Descreva a vida da persona antes do seu produto:
- Falta de motivação para o estudo
- Sensação de inutilidade do conhecimento aprendido
- Divergência entre as disciplinas impostas e o sonho de futuro
2- Descreva a vida da persona após seu produto
- Alunos mais motivados, felizes e criativos na sua vida educacional
- Estudar aquilo que realmente gosta e que será útil para realizar seu sonho
- Despertar a possibilidade de aprender aquilo que realmente importa para ele
3- Sintetize a transformação da persona (específico, palpável, mensurável)
- Alunos 3 vezes mais motivados em 1 mês
4- Quais os sonhos da sua persona?
- Filhos motivados com o estudo
- Filhos felizes e realizados
- Filhos mais criativos e inteligentes
- Filhos com um futuro promissor e reconhecidos pelo talento
5- Quais os medos?
- Que não funcione com filho dele
- Que atrapalhe o filho na escola tradicional
- Que não dê segurança quanto ao futuro do filho
6- Quais dificuldades?
- Tempo
- Opções
7- Quais dúvidas?
- Vou ter que tirar meu filho da escola?
- Vai atrapalhar meu filho na escola?
8- Crie hipóteses sobre a persona:
O que ela não tem?
- Não tem muitas opções de escolas
- Não tem tempo para acompanhar os filhos
- Não tem ferramentas para incentivar o filho a aprender melhor
O que ela tem?
- Amor pelo filho
- Preocupação com o futuro do filho
- Desejo de ver o filho feliz
No que ela acredita?
- Que as escolas são a única opção de ensino e aprendizagem
- Que o filho deve estudar para se preparar para o mercado um dia
- Que deve ser escolhido o rumo que dê mais dinheiro
O que ela é?
- Comprometido com a educação dos filhos
- Zeloso pela escolha da escola onde o filho estuda
O que ela não é?
- Não é um pai (mãe) perfeito e nem pretende ser
Passo 2: alinhamento de marketing e produção de conteúdo
Após ter essas respostas em mãos, você precisa definir suas ações de marketing. Comece com a sua promessa de transformação, alinhada às informações sobre a persona. Exemplo:
"Educação como uma experiência saudável e feliz. Tornar o processo de aprendizado mais prazeroso e criativo. Felicidade e criatividade é o foco da aprendizagem. Motivar o aluno ao aprendizado: quando você está motivado para aprender algo, você pode fazer muito mais em menos tempo".
Feito isso, defina o seu "por quê" perante essa persona. Ou seja, qual o motivo nobre que você acredita e que diferença você quer fazer para essa persona. Também deverá estar alinhado ao perfil da persona. Exemplo:
"Nós acreditamos que alunos mais motivados e felizes aprendem mais e melhor. Queremos mostrar ao mundo que é possível aprender aquilo que se gosta e isso trará para os alunos felicidade e satisfação nas suas vidas. Um futuro de realização e saber".
Esse alinhamento é fundamental para que você consiga efetivamente "entrar na mente" da sua persona. Ela estará enxergando alguém que a entende perfeitamente, que acredita nas mesmas coisas que ela e oferece o que ela precisa. Como não comprar de alguém assim?
Para chegar nesse momento de venda, é importante produzir conteúdo para gerar autoridade para você no mercado (veja nosso post sobre o tema clicando aqui). Esses conteúdos (vídeos, artigos, etc) devem também estar totalmente alinhados com o perfil da persona. Exemplos:
- "5 ferramentas para seu filho aprender mais rápido"
- "Veja como acompanhar os estudos de seu filho sem perder tempo"
- "Descubra as metodologias para seu filho aprender o que realmente importa na escola"
Observe que todos os títulos retomam respostas que a persona oferece. Isso gera mais engajamento ao conteúdo e cria para você autoridade no mercado (já que mostra que entende do assunto).
Passo 3: Venda online
Por fim (mas não menos importante), é necessário oferecer a possibilidade da persona comprar online. Já vimos em outro momento a importância que a venda online tem para as academias (se não viu, clique aqui).
Isso é vital, pois assim você aproveita o momento de engajamento dela com os conteúdos que você oferece, aumentando as chances de compra. Caso contrário, perderia uma excelente oportunidade de já realizar a venda naquele momento de encantamento.
Por isso, tenha à sua disposição ferramentas que facilitem o processo de venda online para os clientes e tragam segurança para sua academia. Uma ótima opção é o Venda Fit (veja aqui).