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Os 3 pilares da venda online

A internet mudou completamente os mercados. Isso é percebido nos diversos setores da economia (seja no varejo, indústria ou serviços). Antigamente, o fluxo de comunicação nos negócios era de mão única: as empresas falavam e as pessoas ouviam (seja pela televisão, revista, rádio ou jornal).

 

Com a chegada da internet, o consumidor deixou de ser um agente passivo na comunicação das empresas e passou a comandar o processo de vendas pela internet. Isso provocou uma necessidade de mudanças nas empresas. Surgia um novo paradigma: a venda online.


Entretanto, a comercialização de produtos e serviços através da web deixou há muito tempo de ser apenas uma tendência e passou a ser pré-requisito para que uma empresa consiga ter sucesso em seu nicho de atuação. Obviamente que isso não é diferente com o mercado fitness.

 

Cada vez mais alunos estão buscando informações na rede sobre as academias e os serviços que elas oferecem. Seja como ferramenta de comparação de preços e modalidades ou até mesmo como tecnologia para efetuar as cobranças de planos, a internet proporciona comodidade tanto para as academias (pois através dela é possível realizar de forma automática as transações, por exemplo) como também para os alunos (sendo possível, por exemplo, realizar a matrícula em casa no domingo à noite e aparecer na segunda-feira de manhã para treinar, sem precisar de nenhuma intermediação humana).


Mas como e qual a melhor maneira de implementar a venda online numa academia? É realmente possível vender planos de maneira automática e online? Identificamos quais são os 3 pilares que você precisa conhecer antes de oferecer essa modalidade de matrícula em sua academia:


Pilar 1: Encarar a venda online como estratégia (e não como ferramenta)

 

Como dissemos no início deste artigo, a venda online deixou de ser uma tendência e passou a ser vista como algo essencial para as academias.

 

Entenda que os seus potenciais alunos (e também os atuais, claro) estão neste exato momento conectados à internet, procurando por informações, produtos, respostas e todo tipo de interesse (inclusive sobre academias, dietas, exercícios, etc).

 

Por isso, de uma vez por todas, incorpore a venda online como uma estratégia permanente do seu mix de marketing e não apenas como mais um recurso tecnológico desnecessário. Hoje em dia não dá mais para negligenciar a importância da internet para os negócios.

 

E mais: venda online não é a mesma coisa que pagamento online. É bem diferente você montar estratégias de marketing digital para aumentar as suas vendas do que apenas disponibilizar um gateway de pagamento num site na web.


Pilar 2: Para atrair as pessoas, é preciso gerar conteúdo

 

Na web, as pessoas precisam confiar na empresa para realizar uma compra. Para isso, é fundamental ser visto como uma autoridade no mercado. Quanto mais você é visto como uma autoridade, mais as pessoas confiam e compram de você. E a melhor maneira para você ganhar autoridade na web é entregando conteúdo de valor.


Pode ser um artigo, um vídeo ensinando técnicas de um exercício específico ou dicas sobre uma nova dieta que surgiu. O importante é que você entregue com qualidade aquilo que a sua audiência deseja saber.

 

Isso fará com que elas visitem mais vezes os seus canais na web (blog, redes sociais, site) e acompanhem tudo que você está oferecendo de melhor para elas. Tudo isso gera autoridade para sua academia e faz com que mais pessoas tendam a comprar de você.


Além disso, é muito importante que os seus conteúdos sejam regulares, isto é, sejam publicados com uma certa frequência (1 vez por semana, por exemplo). Essa constância criará nas pessoas o hábito de acompanhar aquilo que você tem para oferecer e fortalecerá o vínculo de relacionamento entre elas e sua academia.


Pilar 3: tecnologia a favor da sua academia

 

Para que tudo isso aconteça de maneira eficiente, é preciso utilizar ferramentas que deem o suporte necessário para sua academia vender online. Por isso, tenha um site bem feito e responsivo com os dispositivos móveis (smartphones, tablets).

 

Além disso, redes sociais bem planejadas e com conteúdos agradáveis também irão atrair e engajar mais usuários para um momento posterior de venda. Somado a tudo isso, utilize uma ferramenta que realize todos os processos de vendas de forma segura e simples. Uma boa opção para sua academia começar a vender planos online é o Venda Fit (visite o site aqui). 

Comece hoje mesmo a introduzir a venda online como uma das estratégias de marketing de sua academia. Você verá a diferença na hora de vender planos e conquistar cada vez mais alunos.